segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Plano de Evacuação de Emergência



Fui estudante da escola SENAI “Luis Varga” aqui em Limeira. Como deveria ser em todas escolas, ali o processo educacional não se limitava às disciplinas fechadas em compartimentos isolados. Além do “diálogo” entre as disciplinas facilitando o aprendizado, era possível vivenciar um ambiente todo voltado para a formação intelectual, técnica e cidadã. Tanto é que guardo com carinho muitas situações que ali vivi e que foram determinantes na minha formação. E ao rememorá-las, sempre vêm à tona, a figura inesquecível de “Dona” Heloisa e do Prof. Natalino. Duas pessoas determinantes da minha formação. Das muitas lembranças que trago, uma tomou-me por ocasião do triste incidente da queda do forro, no nosso Shopping, em janeiro.

O fio condutor da saudosa memória foi este: A escola SENAI mantém um Plano de Evacuação de Emergência. Nele, os estudantes, professores, funcionários e possíveis visitantes, são preparados para lidar com eventuais situações de risco de vida.

Lembro-me como se fosse hoje: A cada semestre acontecia uma simulação de evacuação de emergência, chamada de “Exercício de Abandono de Prédio”. Não sabíamos a data nem sequer a hora que a simulação aconteceria, mas éramos todos preparados para lidar com as situações quando acontecessem. Havia um estudante por sala designado para fechar as janelas, outro para desligar as luzes, cada qual com a sua função. De forma ordenada e evitando pânico, todos seguiamos um trajeto anteriormente determinado até nos reunirmos num local seguro, que no caso da escola era a quadra poliesportiva. Éramos mais de 600 alunos, sem contar professores e funcionários. Evacuávamos o prédio em menos de 5 minutos.

Embora nunca tenha presenciado situação de perigo real, é certo que o Plano e sua correta implantação e simulação, visa evitar situações de tumulto e pânico que tendem a agravar e ampliar as proporções de uma possível tragédia. Com a adoção de um procedimento padrão, com rotas predeterminadas, funcionários treinados, sinalização adequada, os efeitos de incidentes como o ocorrido em janeiro podem ser minimizados, garantindo, inclusive, a preservação da integridade física, psicológica e emocional das pessoas envolvidas.

Como filho desta terra e lapidado pelos meus mestres a quem devo minha formação cidadã, senti necessidade de partilhar com a nossa cidade a lição da escola Senai. Decidi então, propor o Projeto de Lei 01/2011, que estabelece a manutenção de um Plano de Evacuação de Emergência para os edifícios acima de 750m². Caso seja aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo senhor prefeito os empreendimentos citados no texto da lei deverão manter Planos de Evacuação, visando garantir a segurança de todas as pessoas que acessam, transitam e trabalham nos ambientes citados.

Há braços!

Ronei Costa Martins
Vereador PT Limeira

Nenhum comentário: