quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Tarifa Promocional aos Domingos e Feriados

Eu não podia ter mais do que 10 anos. Lembro-me bem quando o pai, num daqueles domingos iluminados de fim de ano, reunia a família para passear. O destino variava conforme a vontade da mãe: ou iríamos almoçar na casa de um parente, ou partiríamos para um passeio diverso cujo roteiro poderia abranger escalas no Zoológico, na praça da Gruta, no Museu, etc. Eu, por razões óbvias, sempre preferia a segunda opção. Entretanto, independentemente do destino, o passeio sempre era bom, tanto que me lembro destes dias com carinho e hoje sei que eles foram importantes.

É certo que as opções de lazer, cultura, entretenimento, acessíveis à toda a população contribuem para nos lapidar em vistas de nos deixar melhores pais, mães, filhos. Além do mais, o espaço urbano existe para ser apropriado pelos seus cidadãos, visando sua vitalização. Ocorre que, na maioria dos casos, a questão econômica impede o acesso de muitos de nós à estas atividades importantes. Basta imaginar que uma família com 4 pessoas pagaria quase 20 reais somente com o ônibus para se locomover. Qualquer passeio t orna-se inviável para quem recebe salário mínimo e tem as obrigações conhecidas.

Já as empresas operadoras do Sistema de Transporte Coletivo em Limeira, por força contratual são obrigadas manter circulando veículos em todas as linhas, inclusive nos domingos e feriados. Nestes dias porém, os ônibus circulam praticamente vazios, gerando um custo considerável ás empresas que certamente é transferido para o valor da tarifa.

Então, se por um lado as pessoas têm dificuldades para passear nos dias de descanso em razão do alto valor da tarifa, por outro as empresas têm um alto custo para manter veículos praticamente vazios circulando aos domingos e feriados.

Agora o óbvio: Uma política tarifária que permita passagem promocional aos domingos e feriados atenderá aos interesses de ambos os lados, senão vejamos: As pessoas uma vez estimuladas a buscar os atrativos que a cidade oferece, colaborarão para diluir o custo do sistema que mantém veículos circulando nestes dias.

A tarifa promocional é, portanto, elemento essencial da política tarifária do transporte e sua implantação beneficiará aos usuários bem como colaborará positivamente na balança que define o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Eu, enquanto menino, adorava andar de ônibus. Quero resgatar este gosto. Para tanto será necessária árdua labuta, afinal nosso transporte coletivo, hoje precário, carece de muitas melhorias.

Há braços!

Ronei Costa Martins
Vereador PT Limeira

Nenhum comentário: